Recurso de revista sob o enfoque da transcendência

impasse ou solução?

Autores

  • Ligia Maria Teixeira Gouvêa Autor
  • Ana Paula Volpato Wronski Autor
  • Gustavo Gouvêa Villar Autor

Resumo

O artigo discute a importância da transcendência como um critério de admissibilidade para recursos de revista no âmbito da Justiça do Trabalho, introduzido pela Medida Provisória nº 2.226 de 2001. Este critério visa desobstruir a cúpula do Judiciário Trabalhista, permitindo que o Tribunal Superior do Trabalho se concentre em casos de maior relevância jurídica, política, social ou econômica. No entanto, a implementação desse critério enfrenta desafios, como a definição precisa das hipóteses de transcendência e a subjetividade envolvida na sua aplicação. A medida é vista como uma tentativa de racionalizar o sistema recursal, mas levanta preocupações sobre a potencial restrição do acesso ao Judiciário e a preservação do princípio do juiz natural. A discussão destaca a necessidade de um equilíbrio entre a eficiência processual e a garantia dos direitos fundamentais dos jurisdicionados.

Biografia do Autor

  • Ligia Maria Teixeira Gouvêa

    Juíza do Tribunal Regional do Trabalho. Vice-Presidente da 12ª Região no biênio 2000/2002. Professora Universitária e da Escola de Magistratura Trabalhista da AMATRA XII, Especialista em Direito Empresarial, Diplomada em Estudos Sociais pela Universidade de Nancy II, França. Formada pela École Nationale de la Magistrature da França.

  • Ana Paula Volpato Wronski

    Assessora de Juiz no Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região. Professora de Direito Constitucional na Universidade do Sul de Santa Catarina e Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.

  • Gustavo Gouvêa Villar

    Bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Downloads

Publicado

2024-09-06

Edição

Seção

Artigos Doutrinários