O suicídio no trabalho

a contribuição da clínica psicodinâmica do trabalho

Autores

  • Lila de Fátima de Carvalho Ramos Autor
  • Lúcio de Souza Machado Autor
  • Kátia Barbosa Macêdo Autor

Palavras-chave:

suicídio, psicodinâmica e clínica do trabalho, organização do trabalho, mobilização subjetiva

Resumo

Este trabalho apresenta um estudo de caso, com ideação, tentativa de suicídio de uma paciente acompanhada pelo programa Saudavelmente, da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários da Universidade Federal de Goiás (UFG), com base nos pressupostos metodológicos da Psicodinâmica do Trabalho (PDT) e Clínica do trabalho, fundamentada por Dejours (1992, 2004a). A intervenção partiu de pesquisa exploratória e documental do serviço de saúde mental de uma instituição de ensino superior público, para constituir a demanda e utilizar a abordagem metodológica em PDT. A análise dos dados deu-se através da escuta dos servidores, concluindo que a organização do trabalho adoece.

Biografia do Autor

  • Lila de Fátima de Carvalho Ramos

    Psicoterapeuta Junguiana na UFG e Clínica Holos, graduada em Letras Vernáculas UFG(1992); Especialista em Psicologia Analítica ANT(2004); Mestre em Serviço Social PUC-GO(2012); Discente no curso Doutorado em Psicologia PUC-GO(2015) - Psicologia Social e Organizacional, Pesquisadora em psicodinâmica e clínica do trabalho.

  • Lúcio de Souza Machado

    Professor na UFG e Instituto Aphonsiano de Ensino Superior, graduado em Ciências Contábeis UCG(1998); Especialista em Análise e Auditoria Contábil PUC GO; Mestre em Controladoria e Contabilidade Estratégica UNIFECAP(2005); Discente no curso Doutorado em Psicologia PUC GO(2015) - Psicologia Social e Organizacional, Pesquisador em psicodinâmica e clínica do trabalho.

  • Kátia Barbosa Macêdo

    Professora titular, nos cursos de administração e psicologia; no mestrado e doutorado de Psicologia da PUC GO. Graduada pela Universidade Católica de Goiás(1985), Master En Psicología Aplicada a Las Organizaciones - Escuela de Administración de Empresas de Barcelona (1988), mestrado em Educação pela UFG (1994) e doutorado em Psicologia Social PUC SP(1999). Pesquisadora em fatores humanos no Trabalho, organizações, trabalho, psicologia e cultura, psicanálise e psicodinâmica e clínica do trabalho. Orientadora de Lila de Fátima de Carvalho Ramos e Lúcio de Souza Machado.

Downloads

Publicado

2024-06-24

Edição

Seção

Artigos Doutrinários