A instrumentalidade dos princípios jurídicos como meio de intervenção estatal nos contratos e nas relações trabalhistas

Autores

  • Ezequiel Morais Autor

Palavras-chave:

novas interpretações principiológicas, princípio da boa-fé, deveres anexos e cláusulas gerais, interdisciplinaridade entre CF, CC e CLT, intervenção estatal nos contratos e relações trabalhistas, sinalagma contratual e interesse social

Resumo

As causas e consequências do descumprimento de contratos são objeto de acirrado debate na esfera jurídica e econômica, no Brasil e exterior. No âmbito trabalhista, essa situa”ão foi agravada pela recente Reforma (Lei 13.467/2017), que impede o amplo acesso ao Judiciário. O dirigismo público judicial e jurisprudencial e a instrumentalidade dos princípios podem corrigir injusti”as, resguardando o interesse social e a justi”a contratual. Para tanto, é essencial a aplica”ão das cláusulas gerais, da boa-fé objetiva e dos deveres anexos, de acordo com o paradigma do presente, a constitucionaliza”ão do direito privado e a interdisciplinaridade entre CF, CCB e CLT.

Biografia do Autor

  • Ezequiel Morais

    Mestre em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP Faculdade de Direito do Largo de São Francisco). Membro do Instituto dos Advogados de São Paulo (IASP). Advogado, com estágio no Studio Legale Associato Pezone (Itália). Especialista  em Direito Civil,  Direito Agrário  e Direito Processual  Civil.  Professor  em  pós-graduações. Autor e coautor de obras jurídicas.

Downloads

Publicado

2024-03-19

Edição

Seção

Artigos Doutrinários