Optometria do trabalho

Autores

  • Phalena Cavalcante de Freitas Autor

Palavras-chave:

saúde visual, optometria, segurança do trabalhador, qualidade visual laboral, aposentadoria por invalidez, acidente de trabalho, uso de eletroeletrônicos

Resumo

Com presciência no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) visa à proteção dos trabalhadores com auxílio de medidas de precaução contra acidentes laborais. Composto por profissionais da saúde, tais como engenheiros de segurança do trabalho, enfermeiros do trabalho, médicos do trabalho, técnicos de segurança do trabalho e técnicos de enfermagem do trabalho, até a presente data, não contamos com auxílio preventivo do optometrista do trabalho, profissional fundamental para avaliação primária da visão, que poderá assegurar a integridade física dos trabalhadores, prevenir e auxiliar a redução de acidentes de trabalho que prejudica o andamento da empresa e causam lesões graves nos funcionários resultando em aposentadorias precoces, ou até mesmo, em óbito. Sobrepujamos que o uso excessivo de eletrônicos pelos trabalhadores é fator para surgimento e agravamento de erros refrativos, o que torna indispensável a participação de optometristas para proteção do trabalhador.

Biografia do Autor

  • Phalena Cavalcante de Freitas

    Especialista em Direito e Processo do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás (UFG). Advogada atuante na área trabalhista e previdenciária. Assessora jurídica voluntaria na Casa de Apoio São Luís. Advogada assistente do Conselho Brasileiro de Óptica e Optometria.

Downloads

Publicado

2024-03-19

Edição

Seção

Artigos Doutrinários