Assédio moral no trabalho agora é crime

Autores

  • Carla Maria Santos Carneiro Autor
  • Priscilla Paiva Medeiros Dias Autor

Palavras-chave:

assédio moral, trabalho, crime

Resumo

Pretende-se, com o presente artigo doutrinário, conceituar, contextualizar e tipificar o assédio moral no trabalho como crime. Pretende-se, ainda, sugerir a adoção da clínica psicodinâmica do trabalho e da psicologia organizacional positiva como instrumento hábil para diagnosticar e tratar os fatores psicossociais de risco existentes no meio ambiente do trabalho, nele incluindo-se o assédio moral no trabalho. Também se objetiva traçar caminhos para que a gestão de pessoas possa desenvolver uma liderança humanizada, evitando a existência de práticas tão perversas no meio ambiente do trabalho e construindo mecanismos de discussão, cooperação, solidariedade e reconhecimento.

Biografia do Autor

  • Carla Maria Santos Carneiro

    Advogada trabalhista. Bacharel em Direito pela UFG, especializada em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas, mestra em Direito, Relações Internacionais e Desenvolvimento pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e doutora em Psicologia pela mesma instituição. Diretora do Instituto Goiano de Direito do Trabalho (IGT).

  • Priscilla Paiva Medeiros Dias

    Psicóloga pelo Uniceub, especialista em Marketing e Administração de Serviços de Saúde pela Universo-RJ e em Finanças e Negócios pela Universidade Federal de Goiás (UFG), mestra em Psicologia Organizacional e do Trabalho pela PUC-GO. Atua como psicóloga clínica, organizacional e como docente.

Downloads

Publicado

2024-03-18

Edição

Seção

Artigos Doutrinários