O processo de informatização organizacional e a contribuição da clínica psicodinâmica do trabalho para sua implantação

Autores

  • Carolina Martins dos Santos Autor
  • Daniela Tavares Ferreira de Assis Autor
  • Kátia Barbosa Macêdo Autor

Palavras-chave:

psicodinâmica, clínica do trabalho, tecnologia, informatização

Resumo

A Tecnologia da Informação (TI) veio tomando seu lugar na sociedade, de tal forma que, nenhum homem, urbano ou rural, vive sem a mesma. Passando a fazer parte da vida de todos, causou e causará grandes mudanças sobre a sociedade contemporânea. Muitos se deparam com as dificuldades apresentadas por ela, pois para dominá-la, faz-se necessário um acompanhamento minucioso, para não ficar de fora desse “novo mundo”: a tecnologia. O método em psicodinâmica do trabalho implica um coletivo de trabalho que discute os fatores de prazer e sofrimento no trabalho e as estratégias defensivas construídas para responder a organização.

Biografia do Autor

  • Carolina Martins dos Santos

    Psicóloga, Mestranda em Psicologia PUC/GO, Especialista em Psicopedagogia, Psicodrama Psicoterápico, Psicologia do Trânsito, MBA-Recursos Humanos, Gestão de Pessoas por Competências e Coaching, Psicologia Organizacional e do Trabalho. Atua no Sistema FIEG como Coordenadora de Recursos Humanos. Presta consultoria especializada em Recursos Humanos e ministra palestras nos seguintes temas: organizações, trabalho, psicologia, cultura, recursos humanos.

  • Daniela Tavares Ferreira de Assis

    Psicóloga, Doutoranda em Psicologia PUC/GO, Mestre em Psicologia Social do Trabalho, Especialista em Gestão de Pessoas, Analista de RH Sênior, bolsista da CAPES atuou como professora convidada da Universidade de Rio Verde, Fama Faculdade e PUC Goiás, PDH, Programa de Direitos Humanos da PUC-Go. Bolsista CAPES.

  • Kátia Barbosa Macêdo

    Orientadora/Coautora. Psicóloga, Doutora em Psicologia PUC/SP, Mestre em Master En Psicología Aplicada a Las Organizaciones - Escuela de Administración de Empresas de Barcelona, Mestre em Educação -UFG e Doutora em Psicologia pela PUC/SP. É professora titular, atuando na graduação dos cursos de administração e psicologia e no mestrado e doutorado de Psicologia da Universidade Católica de Goiás.

Downloads

Publicado

2024-06-24

Edição

Seção

Artigos Doutrinários