A importância de estratégias de leitura no ensino médio integrado à educação profissional

Autores

  • Elaine Nicolodi Autor
  • João Batista Peres Junior Autor
  • Sueid Mendonça Carvalho Autor

Palavras-chave:

integração curricular, educação de jovens e adultos, estratégias de leitura

Resumo

Para a leitura de textos diversificados e a intensa troca de mensagens, sejam elas de caráter pessoal ou profissional, exige-se cada vez mais o domínio de estratégias para uma comunicação efetiva. Em razão disso, o objetivo desta pesquisa é verificar se os alunos utilizam estratégias de leitura; bem como discutir sobre a importância do domínio da leitura para a inclusão social e reconhecer o papel dos  cursos  técnicos integrados ao ensino médio na perspectiva de inclusão no mercado de trabalho, além de apresentar um projeto interdisciplinar de realização de atividades em Unidade Escolar que oferta educação profissional integrada ao Ensino Médio em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT - 18)/Associação dos Magistrados de Justiça do Trabalho da 18ª Região (Amatra XVIII). Como fundamentação  teórica,  será discutido sobre formação integral, políticas de integração curricular, bem como o papel da leitura.  Assim, a política de educação de jovens e adultos deve formar não apenas para o mercado, mas também para a emancipação, ou seja, tornar o sujeito autônomo, capaz de se comunicar de modo eficiente, contribuindo para uma formação humana integral.

Biografia do Autor

  • Elaine Nicolodi

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG); Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); Licenciada em Letras (PUC-GO). Professora na Secretaria de Estado da Educação de Goiás e na Educação Superior. 

  • João Batista Peres Junior

    Pós-graduado em Gestão e Avaliação da Educação Profissional pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Centro Paula Souza. Pós-graduado em Educação  a Distância  pelo Instituto  Federal  de Ciência, Tecnologia  e Inovação  do Paraná (IFPR). Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Graduado em Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e Tecnologia em Saneamento Ambiental pelo Instituto Federal de Goiás (IFG). Superintendente de Ensino Médio da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte.

  • Sueid Mendonça Carvalho

    Licenciada em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora na Secretaria de Estado de Educação de Goiás.

Downloads

Publicado

2024-03-21