A importância de estratégias de leitura no ensino médio integrado à educação profissional
Palavras-chave:
integração curricular, educação de jovens e adultos, estratégias de leituraResumo
Para a leitura de textos diversificados e a intensa troca de mensagens, sejam elas de caráter pessoal ou profissional, exige-se cada vez mais o domínio de estratégias para uma comunicação efetiva. Em razão disso, o objetivo desta pesquisa é verificar se os alunos utilizam estratégias de leitura; bem como discutir sobre a importância do domínio da leitura para a inclusão social e reconhecer o papel dos cursos técnicos integrados ao ensino médio na perspectiva de inclusão no mercado de trabalho, além de apresentar um projeto interdisciplinar de realização de atividades em Unidade Escolar que oferta educação profissional integrada ao Ensino Médio em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT - 18)/Associação dos Magistrados de Justiça do Trabalho da 18ª Região (Amatra XVIII). Como fundamentação teórica, será discutido sobre formação integral, políticas de integração curricular, bem como o papel da leitura. Assim, a política de educação de jovens e adultos deve formar não apenas para o mercado, mas também para a emancipação, ou seja, tornar o sujeito autônomo, capaz de se comunicar de modo eficiente, contribuindo para uma formação humana integral.